Orquestra dos Pássaros


Performance  apresentada com o paredão goiano
A obra Orquestra dos pássaros foi realizada para ser apresentada na exposição V SIIMI 2018 Seminário Internacional de Inovação em Mídias Interativas  com o tema Conectividade em 9 de maio de 2018 17h30 Media Lab/UFG Campus Samambaia Goiânia GO. Foi uma exibição experimental conexa ao evento Residências artísticas e investigativas: ecossistemas transversais e conectividade Observatórios Experimentais, Práticas Artísticas e Territórios em Transição| Contexto Ibero-americano, curada por Lilian Amaral.
A obra é um desdobramento da pesquisa  Paredão eletrônico, realizada no   Nordeste do Brasil, Natal, RN; Trata-se de intervenções em cada  economia criativa regional, trabalhando,  desta vez, em uma Perua Ford 250, o chamado trio Goiano (a estrutura tem três tipos de faixas para alto-falantes - grave, médio e agudo) e não quatro (grave, médio grave, médio e agudo), como no Nordeste. A estrutura não é modular com refração da luz sobre uma superfície branca brilhante, como no Nordeste, mas com disposição contínua com alto-falantes e, muitas vezes, suporte  transparente em  acrílico, com outro tipo de rebatimento luminoso. Algumas empresas automotivas no centro-oeste inserem tampa basculante em acrílico espelhado, ocasionando a reflexão dos leds rebatidas em repetição.
 A obra permite ao interator acessar - via movimento dos dedos das duas mãos captados através de um sensor Leap Motion, à maneira de um maestro - banco de dados com cantos de pássaros de Goiás; possibilita, assim, que realize arranjos musicais com as vozes de cantos de pássaros superpostas, entre  opções de cantos melódicos, rítmicos e de maior ou menor volume sonoro.
Pesquisador Fernando Fogliano experimenta tocar a obra como interator

Autores Laurita Salles  e  Wilder Fioramonte.
Trilha sonora: Pássaros de Goiás Captação: André Mendonça e Jayrson Araújo. Tratamento sonoro e orquestração: Leonardo Pereira. Realização: Media Lab/UFG/Universidade Federal de Goiás. Apoio:  empresa AbelVolks, sediada em Goiânia,   Wiki Aves, Laboratório 10 Dimensões, UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte.